terça-feira, 10 de agosto de 2010

Introspectivo

Hoje vivemos em um mundo onde a introspectividade de cada um é vista como algo individual e sem interesse para quem chamamos de amigo ou amiga, mais do que introspectivo, nossa introspectividade se tornou algo extremamente individual, muitas vezes queremos dividir nosso lado introspectivo com alguém, mas logo pensamos que nossa introspectividade está extremamente ligada com nossos sentimentos e logo pensamos que é melhor escrevermos nossos sentimentos mais íntimos em uma folha de papel composta de livros e mais livros que falam de nossos sentimentos. Preferimos na maioria das vezes não compartilhar nossos sentimentos com alguém que podemos realmente chamar de amigos, não que não existam amigos, mas hoje em dia podemos contar no dedo quem realmente é amigo e quem colocaria a mão no fogo por nós. Nossa introspectividade se esconde pelo fato de já não termos mais o espaço de uma boa conversa em uma sociedade totalmente competitiva sob o qual já se tornou fato o nosso modo de viver. Vivemos em uma sociedade onde se tornou normal viver o stress, a ansiedade, o medo, a pressão e a individualidade e anormal viver uma vida serena. Tiramos férias onde simplesmente já somos vítimas da ansiedade pelo fato de não sabermos aproveitar nossas férias, nos três primeiros dias já caímos no tédio pelo simples fato de já termos sido condicionados a viver a vida com a prisão do stress. E em meio à essas prisões onde fica nossa introspectividade? Essa que vai desaparecendo de acordo com o poder do stress? Diante nossos olhos vemos pessoas amigas mais preocupadas em contar problemas do que ouvir nossos problemas, nossos sentimentos. E nós? Como ficamos? Acabamos virando vítima do stress do outro além de ter que tolerar inconscientemente nosso próprio stress. O introspectivo requer formular idéias através de nossos sentimentos de forma a expor e não de forma a esconder nossos sentimentos com medo da crítica alheia. Pense nisso!

por Juliano Todesco

2 comentários:

  1. Olá Juliano, Vim agradecer sua visita ao Blo Pensamentos! Estou encantada com suas palavras, gostei muito de sua escrita!Meus parabéns e tudo de bom nessa sua caminhada> Abraços! Prometo que voltarei mais vezes!

    ResponderExcluir
  2. Há coisas que não devemos contar nem a nós mesmos. Na maioria das vezes, ser introspectivo revela que já perdemos a fé em compartilhar das nossas ideias e sentimentos com os outros, por eles terem nos decepcionado. Mas se decepcionar é inevitável como é inevitável não se abrir para o mundo. É preciso se mostrar para os outros, mas saber ser segredo quando preciso.

    Estou seguindo seu blog, só não prometo presença constante. Não ando muito ativa na blogosfera. Tenho postado pouco e apenas retribuindo as visitas que me fazem.

    ResponderExcluir